Mudanças Climáticas:
Uma realidade inconveniente!
Última atualização
26/09/2023
Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já ouvimos falar sobre a não reação do sapo com água em processo de aquecimento! A questão é comprovada cientificamente! Vários estudos biológicos demonstram que um sapo colocado num recipiente, com a mesma água de sua lagoa, fica estático durante todo o tempo em que a água é aquecida! E mesmo que ela ferva, o sapo não reage ao gradual aumento de temperatura e morre!
Fazendo aqui uma breve analogia, me coloco enquanto habitante deste planeta, na mesma situação do sapo! A grande diferença, é que sou racional! Ao longo dos anos temos constantes alertas de uma mudança significativa no clima. O primeiro relatório evidenciando a participação do homem, como protagonista desta situação, foi em 2007 com a divulgação do relatório do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e, de lá para o ano de 2023 a situação só agrava!
Aumento do nível do mar, seca, inundações, desertificação, furacões, tornados, frio quando deveria ser calor, aquecimento da temperatura das águas oceânicas, maior concentração de água doce no mar, etc. Na contramão das evidências, temos a negação ou a descrença de que os impactos devidos as mudanças climáticas estão acontecendo.
O que não se pode fazer, obviamente, é tapar o sol com a peneira acreditando que está tudo muito bom ou que todas estas intempéries climáticas irão passar – é só uma questão de tempo! Se conduzirmos neste sentido, infelizmente sofreremos pelo descaso!
Um erro comum é sempre apontar um culpado, frequentemente, sempre ouço: "A culpa é das empresas ou a culpa é da agricultura!"
É sempre muito conveniente e tranquilizador tiramos uma responsabilidade da qual não queremos fazer parte! Mas vai aí uma verdade bem conveniente: todos nós temos nossa parcela de participação nas mudanças climáticas!
Sendo assim, o que podemos fazer frente a estas mudanças climáticas?
Com certeza, chorar não é uma opção, ser derrotista ou pessimista também não! Nós temos esperança, este trecho da The Nature Conservancy, retrata bem isto...
“As mudanças climáticas estão aqui hoje, transformando nosso mundo de todas as formas. Mas isso não quer dizer que nosso futuro já está definido. Cada fração de grau de aquecimento faz uma grande diferença e fortes serão os efeitos das mudanças climáticas, incluindo a frequência e intensidade de ondas de calor, tempestades, cheias e secas. Isso significa que cada ação que tomamos para limitar futuros aumentos de temperatura faz uma grande diferença, especialmente para as comunidades mais vulneráveis ao redor do mundo...”
A palavra de significância é Ação! Qual ação ou ações podemos fazer? Vai aí uma ação simples:
Já pensou em se locomover mais de transporte coletivo? Quantos carros a menos nas ruas teríamos ao optarmos por este tipo de transporte? Qual a redução de gases na atmosfera? Garanto que muito significativa!
Em relação a indústria em geral: quantas empresas realizam medições de gases em suas chaminés? Olha que ação simples e significativa!
Nós aqui da ISEG realizamos trabalhos voltados as empresas com vistas a qualidade ambiental e podemos auxiliar com suas dúvidas e necessidade de adequação!
Proteger e conservar o meio ambiente é um comportamento e precisa se tornar hábito! Caso contrário, voltando a questão do sapo, para muitos ele morreu por causa da água fervendo, porém, o que o matou, na verdade foi sua incapacidade de pular fora da panela enquanto ainda podia! E nós temos a capacidade de trabalhar com tecnologias de baixo carbono, energias limpas, controle ambiental através de gestão, plantio de árvores e manutenção das florestas e dos oceanos!
Não fique de fora, pois juntos sempre seremos mais fortes para alcançar as mudanças que desejamos ter!
Coordenadora de Projetos e Meio Ambiente